Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A mãe imperfeita

Porque a maternidade é difícil. E as mães precisam de rir.

A mãe imperfeita

Porque a maternidade é difícil. E as mães precisam de rir.

11
Out21

Montessoriando

Pedro prótese 2.jpg

(Na fotografia: O Pedro no primeiro dia em que usou próteses auditivas.)

 

Quem segue esta página há mais tempo sabe que, não sendo eu uma especialista em educação e errando muitas vezes com os meus filhos, gosto muito do método “Montessoriano” tendo já feito alguma formação no mesmo.

Inicialmente comecei a utilizar o método como forma de estruturar as actividades para o Pedro aqui em casa porque, sendo ele surdo profundo e não estando implantado na altura, o meu grande objectivo era conseguir desenvolver todo o potencial dele respeitando o ritmo e os interesses que lhe ia percebendo.

Sempre quis muito que ele fosse o mais autónomo possível. E a verdade é que, aos quatro anos, está de tal forma autónomo que na semana passada, estava eu a dar banho ao João, meteu um tacho ao lume com água, sal e margarina e quando cheguei à cozinha e comecei a ralhar ele respondeu “só estava a ajudar a despachar o arroz para o jantar” (nota: o jantar era massa de peixe). Mas vá, asneiras à parte, ele é uma criança mesmo “desenrascada” e acredito que isso se deve muito a tudo o que fui beber aos ensinamentos da Sra. Montessori.

Já aqui há cerca de um ano tinha falado nos cursos do International Montessori Institute, que são óptimos e muito completos. E hoje volto a falar porque a Beatriz (que é a incrível coordenadora de tudo isto) me enviou um email a dizer que os cursos longos (de 180 ou de 360 horas) vão recomeçar em Novembro, totalmente online.

Estes cursos, para que conste, dão uma certificação que permite a quem os frequentar trabalhar em creches ou escolas montessorianas como assistente. São óptimos cursos para educadoras, auxiliares e professoras, não só porque ficam bem no currículo, mas porque são muito práticos e nos levam a reflectir sobre a nossa prática e a melhorá-la (acreditem em mim que eu passei por isso). Mas também são bons cursos para pais que realmente se interessem pelo método.

Os cursos estão divididos por idades da criança sendo um destinado a pequenotes entre os 0 e os 3 anos e o outro a pequenotes entre os 3 e os 6 anos. Pelo que percebi também há a opção de fazer dois em simultâneo (0-6 anos e 6-12 anos). Não me perguntem é preços porque isso são pormenores que já desconheço (nunca fiz um curso longo que desse certificação).

A quem puder interessar este método, podem sempre dar uma espreitadela aqui e ficar a conhecer ao pormenor as formações que o Instituto tem para oferecer.

https://montessorispace.com/pt-pt/curso-assistente-online/

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.